Você conhece as diferenças das tecnologias 1G,2G,3G e 4G?

Você conhece as diferenças das  tecnologias 1G,2G,3G e 4G?

Você consegue imaginar sem internet no seu celular? Parece algo banal ,mas a história mostra como isso é recente para nós e que um longo caminho foi percorrido para permitir ver videos ou fazer download de fotos ou de um documento qualquer.As redes 2G ainda funciona no Brasil sabia?Muitos pensam que já utilizam o 3G,quando na realidade é o 2,5G que funciona ainda.Isso porque a transição no país é lenta.Muitas operadoras fornece serviços a uma velocidade bem abaixo e acabam cobrando como sendo 3G.Conheça agora um pouquinho da história da frequência do sinal dessa tecnologia fantástica.

Tecnologia 1G

É sinal de telefonia analógico.Popular nos anos 80.O sistema mais usado na época era o AMPS (Advanded Mobile Phone System)Era usado basicamente em telefones instalados em carros. Cada aparelho celular tinha em média 1,5 kg de peso e 30 cm de altura. Base-  ia-se na alocação inicial do espectro de radiação eletromagnética , que aloca faixas dentro do espectro de 
 800 a 900MHz (Megahertz).

Celular Motorola DynaTAC 8000X TACS.

OS sinais recebidos cobrem uma área chamada célula.O serviço foi atualizado pelo D-AMPS mais conhecido como AMPS digital.

 Tecnologia 2G
 

O 2G é a troca do sinal analógico pelo digital.Ele utiliza os protocolos D-AMPS, GSM (Global System for Mobile Communications), CDMA (Code Division Multiple Access), PHS(Personal Handyphone System) E TDMA (Time Division Multiple Access).Foi na década de 90 que foi largamente usado.Integrou serviços que antes eram independentes como o envio de SMS(mensagens de texto e transmissão de dados entre dispositivos de Fax e Modem.Para  uma melhor utilização da Internet ,foram implan- tados o que foi chamado de 2,5G .Conhecido como uma transição para o 3G. 

Nokia 5120 utilizava a tecnologia TDMA

O 2,5G equivale ao GPRS (General packet radio service) oferece velocidades 114 kbps a 400 Kbps.

Tecnologia 3G

Significa terceira geração para conectar telefones celulares que usa principalmente as tecnologias WCDMA ou CDMA e oferece  velocidades de download de até 7,2 Mbps, dando aos usuários a capacidade de baixar uma quantidade de dados igual a uma música por minuto,porém as velocidades reais experimentadas foram menores chegando numa média de 3 Mbps.O 3G aprimora a transmissão de dados e voz além de outros recursos, como vídeo chamadas, transmissão de sinal de televisão,etc.Segundo a Anatel, o Brasil fechou o mês de outubro de 2017 com 92,2 milhões de acessos via aparelhos 3G (WCDMA).

Iphone 3gs.

Tecnologia 4G

 A primeira rede LTE (Long Therm Evolution) ou 4G, foi lançada em dezembro de 2009 na Suécia pela operadora TeliaSonera.E hoje já é utilizado em 205 países .No Brasil foi lançada ás pressas devido a Copa do Mundo de 2014.

A LTE, está sendo utilizada na frequência de 2,6 GHz (2,6 gigahertz).Teoricamente tem capacidade para chegar a até 100 Mbps, velocidade 100 vezes mais rápida que as alcançadas pelas redes 3G.

Para utilização do 4G, no Brasil, precisa ter um aparelho compatível com a tecnologia e com a frequência utilizada no nosso país que é de 2,6 GHz. 

Smartphone Samsung Galaxy S3 LTE,lançado no Brasil em 2012.

Tecnologia 5G

A tecnologia 5G começou a ser lançada em alguns países em 2019 e sobre ela vamos falar no próximo post. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *