Tesla,o gênio esquecido

Tesla,o gênio esquecido

O gênio da eletricidade.

Engenheiro elétrico, mecânico, físico, inventor e cientista, Nikola Tesla foi um dos maiores nomes da engenharia eletrotécnica e mecânica do século passado. Grandes invenções fizeram dele um gênio muito além de seu tempo. Seus feitos ecoam até os dias atuais.Tem em seu currículo mais de 300 patentes. Era poliglota também,   pois falava com fluência  8 idiomas; sérvio, checo, latim, italiano, alemão, húngaro, francês e inglês.Excêntrico,  amava alimentar pombos nas praças. 

Nasceu em 1856, na época do Império Austro-Húngaro , hoje Croácia. Diz a lenda que no dia de seu nascimento houve uma tempestade elétrica e curiosamente fez engenharia elétrica na Universidade de Praga, porém, não concluiu os estudos devido a morte de seu pai, tendo frequentando apenas um terço do curso.

Parecia ter uma mente fotográfica, pois ao ler um livro apenas um vez era o suficiente para decorar todo o conteúdo.Tesla explicou em sua autobiografia que quando criança tinha apagões em sua mente parecido com desmaios, daí a explicação sobre ver clarões de luz que o deixavam quase cego, nesses momentos tinha alucinações quase sempre voltadas para seus estudos e trabalhos.Essa condição foi extremamente importante na vida profissional do gênio,o que permitia visualizar  inventos completos, antes mesmo de transcrevê-los para o papel.O resultado era o  aumento da eficiência de seu método científico, pela capacidade fenomenal de pensamentos visuais.

O projeto do motor elétrico de corrente alternada por exemplo, foi visto por ele numa dessas visões alucinantes.O invento foi feito mentalmente, sem nenhum esboço qualquer.Esse trabalho revolucionou a elétrica no mundo. Quando indagado sobre o quanto daria certo suas premonições ele respondeu;       

    -“Simples,eu os vejo funcionar”. Realmente era surreal naquela época  pensar em um motor de corrente elétrica alternada.

Infância de Nikola Tesla,uma mente criativa.

Vida profissional 

Tesla trabalhou como engenheiro assistente  apenas por um ano em Maribor , na Eslovênia. Após passar por um esgotamento nervoso abandonou o trabalho. Depois foi morar em Budapeste e trabalhar na Companhia Nacional de Telefones, lá trabalhou em conjunto com um inventor sérvio que vivia na Áustria, num projeto de estudar turbinas gêmeas para criar energia de forma contínua. Depois tornou-se eletricista chefe da companhia, mas, se tornou o principal engenheiro do sistema de comunicações no início das comunicações telefônicas de Budapeste, Hungria em 1881.

Nesse ínterim, uma das invenções do gênio veio à tona,um  amplificador de telefone, considerado o primeiro alto-falante do mundo. No ano de 1882 foi trabalhar em Paris como engenheiro na Continental Edison Company.

 

Turbina de Tesla ,apenas um de seus inventos.

A guerra das correntes

Em 1884 Nikola Tesla mudou-se para Nova York para trabalhar com reparos elétricos para Thomas Edison.Logo seu talento ficara em evidência e sua responsabilidade em tarefas mais complexas  aumentava na empresa.

Thomas Edison fez uma proposta a Tesla, prometendo lhe dar 50 mil dólares, o equivalente hoje em aproximadamente a 1 mihão de dólares, caso ele reprojetasse os motores e geradores da Edison Company,pois  na visão de Tesla, esses motores eram ineficientes e  pouco econômicos. Meses de trabalho a fio Tesla cumpriu seu trabalho, entretanto, na hora de cumprir o acordo, Thomas Edison se esquivou oferecendo apenas 10 dólares semanais de aumento,revoltado Tesla se demitiu.

Tesla no seu laboratório em 1900

Segundo alguns historiadores, a mentalidade de Thomas Edison e de Tesla  eram totalmente opostas, enquanto o primeiro era voltado ao lucro e o marketing, o segundo não tinha uma mente voltado a negócios e era um pouco temperamental.

Depois de se separar de Edison em 1885, Tesla fez alguns trabalhos  para a companhia  Western Union Telégraph Company. Tendo novamente destaque pelo seu talento, seu supervisor o apresentou a alguns homens importantes da época, e com o financiamento deles inaugurou a Tesla Eletric Company. Tesla trabalhou  na obtenção de patentes que incluiu um gerador melhorado de corrente alternada.Seu novo sistema ganhou notoriedade na imprensa,que comentava sobre o avanço do seu trabalho.Porém, os investidores demonstraram pouco interesse nos projetos de Tesla por mais que ele provava a relevância da  corrente alternada em relação à corrente contínua.Por fim, abandonaram o inventor.

Thomas Edison por outro lado ,fazia de tudo para desacreditar Tesla,tentando convencer a sociedade que a corrente alternada era perigosa.Tanto que Edison juntou vários animais e até  um elefante para eletrocutá-los em praça pública a fim de convencer a opinião pública dos perigos dos trabalhos de seu oponente. 

Esse experimento de crueldade com os animais em nome do lucro,impactou a população na época de tal modo que propiciou a criação da cadeira elétrica,um método de execução de condenados á morte pela justiça do Estado de Nova York .

 

                Elefante Topsy eletrecutada por Thomas Edison.

No entanto ainda em 1887, Tesla conseguiu um bom sócio,o empresário George Westinghouse, que acreditou em suas ideias ajudando a desenvolver dois grandes projetos; a Exposição Universal de Chicago e a central elétrica das Cataratas do Niágara. Westinghouse convenceu o governo americano a adotar o modelo de corrente alternada de Tesla como padrão de distribuição de energia elétrica dando  vitória ao inventor contra seu ex-patrão, Thomas Edison.

Querendo comprar as patentes de Tesla, Westinghouse ofereceu uma grande quantidade de dinheiro  e um contrato de royalts que concedia porcentagens dos lucros dos projetos da corrente alternada.Contudo, as dívidas e a má gestão dos negócios do empresário, contando ainda contra as investidas do empresário J.P.Morgan de querer dominar  o setor energético, não permitiu que Tesla recebesse o montante prometido do contrato.Diante da falência iminente  da companhia, Tesla rasgou  o contrato, renunciando aos seus direitos para ajudar  Westinghouse.Essa ação  caridosa de  Tesla o impediu de ficar rico e analistas avaliam que essa ação foi um erro fatal do gênio, pois o impossibilitou de financiar outros projetos de sua brilhante mente inventora.

Tesla seguiu em frente e registrou cerca de 40 patentes no Estados Unidos e mais de 700 pelo mundo afora.Entre elas estão a lâmpada fluorecente, motor de indução, controle remoto, comutadores elétricos, a Bobina Tesla, as transmissões via rádio,etc.

Enfim Morgan decide investir em Tesla num projeto grandioso chamado Torre Wardenclyffe.Mas sabendo da intenção de Tesla em distribuir energia elétrica a custos baixíssimos para a população,o investidor temendo por seus lucros retirou seu apoio econômico,fazendo o projeto ser abandonado.

                                           Torre Wardenclyffe,pretendia energia livre ao mundo.

Melancólico fim.

 

Sem dinheiro para renovar suas patentes, as condições de Tesla se agravaram muito, causando um grande abalo emocional.Por essa razão, alguns acreditaram que ele tivesse ficado louco.
Nos dias finais da sua vida, passava parte do tempo em seu laboratório,além de se dedicar a sua maior paixão, alimentar  pombos selvagens nas praças de Nova York.Após seu falecimento em 1943, o FBI,agência de inteligência dos Estados Unidos, confiscou todos os seus arquivos classificando-os como sigilosos.

O gênio galgou grandes alturas e suas ideias fizeram revolucionar o século XX

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *