Revolução Industrial 3.0

Revolução Industrial 3.0

Desde o início da Revolução Industrial na Inglaterra o mundo não parou mais de evoluir pela transformação tecnológica,somando  a migração do campo para a cidade.Um século depois a industrialização continuou por outros países como o Japão e Rússia surgindo uma nova onda,a Segunda Revolução Industrial.Com destaque no petróleo,aço e eletricidade.E após a Segunda Guerra Mundial novos atores agora vão ter protagonismo,são eles; a eletrônica, informática, robótica e a engenharia genética ,no que ficou conhecido por Terceira Revolução Industrial.Período em que surgem as primeiras televisões, computadores, robôs etc.

Esse novo cenário trouxe mudanças significativas nos meios de produção transformando a economia mundial com a aplicação dessas novas tecnologias.

A mulher obtém um papel de destaque na sociedade,conquistando vários direitos na busca por igualdade com o homem.

 

Operadoras de telefonia, Seattle, Washington, EUA, 1952.

Afinal quando se iniciou a Revolução Industrial 3.0?

Teve início no pós Segunda Guerra Mundial nos anos de 1950 aproximadamente. Estudiosos e especialistas divergem quanto ao início da Terceira Revolução Industrial alguns acreditam que só foi possível com o surgimento da robótica em 1970.O fato novo é que a Revolução Informacional, como também ficou conhecida, diferente das demais revoluções anteriores o produto estava agregado ao valor da matéria prima,mas a um valor maior ao produto final, que para ser produzido exigiu uma demanda de estudos, pesquisas e testes.Essa ponte do conhecimento científico com o sistema produtivo,resultou em produtos nunca antes imaginados, em relação às necessidades humana.Para tal a mão de obra passa a ser mais qualificada  para continuação do processo de produção ,comercialização e gestão das empresas.

George Charles Devol,considerado o pai da robótica com seu  primeiro robô industrial – o Unimate – em 1954

Industria automobilística da GM nos anos 80 se utilizando da robótica

A eletrônica despontou como um fator importante na modernização do século XX, possibilitando uma gama de novos produtos ,como a televisão em corres, computadores, robôs, celulares, chips, softwares, etc.

A informática contribuiu para modernização de empresas, a robótica nas linhas de montagem transformou a industria automobilística, tornando a produção mais célere.A agricultura foi modernizada com novas máquinas.Os meios de transportes se tornaram mais velozes.Em 1968 surge o primeiro avião  comercial com utilização do jato supersônico para utilização para passageiros.

 Primeiro avião  supersônico Tu-144,lançado em 1968

A indústria naval  evoluiu como desenvolvimento do navio de propulsão nuclear, construído, para ser utilizado como navio  cargueiro.

       Navio Otto Hahn no Porto de Hamburgo – 9 de Junho de 1970.

 

Nos meios de transporte surgiram os trens balas com velocidades aproximadas a 300 km/h, diminuindo drasticamente o tempo das viagens,que em outras épocas se gastavam dias para se fazer o mesmo percurso.

Shinkansen,primeiro trem bala japonês inaugurado em 1964.

O relacionamento das pessoas passou por profundas mudanças por meio das comunicações com a popularização dos celulares e internet 

 As correspondências transformaram  radicalmente quando se fazia necessário  aguardar até por meses por uma carta,enquanto que as mensagens eletrônicas são praticamente instantâneas.O comércio eletrônico se desenvolveu, possibilitando as pessoas a fazerem compras no conforto de suas casas.

 

Primeiro celular o Dynatac 8000x da Motorola

No campo da saúde a terceira revolução trouxe muitos avanços a medicina, com a criação de  novos equipamentos e instrumentos  hospitalares  e através da engenharia genética, o desenvolvimento de novos medicamentos, novos tratamentos de doenças,novos métodos de prevenção,auxiliados por computadores e softwares..

 

Hospital Cottage de Hinckley,Minnesota,EUA em 1975

Apartir dos anos 2000,ocorreram transformações mais profundas em todos os setores ,o que possibilitará o desenvolvimento da Revolução industrial 4.0.Mas isso é assunto do próximo post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *