Revolução Industrial 4.0

Revolução Industrial 4.0

Revolução Industrial 4.0 a  troca de mão de obra humana pelas máquinas?

O que é a Revolução Industrial 4.0?

Como vimos na primeira revolução industrial a máquina a vapor foi a novidade, transformando a produção manual em mecanizada.Já a segunda revolução industrial com a descoberta da eletricidade e dos combustíveis fósseis elevou a manufatura para produção em massa e ampliação dos negócios. E a terceira revolução industrial começou depois da Segunda Guerra Mundial, com o desenvolvimento da eletrônica, da informática e das telecomunicações

Agora a Revolução Industrial 4.0 pode ser definida como o abarcamento e integração das tecnologias desenvolvidas nas revoluções anteriores aplicadas ao processo de manufatura. Essa revolução trás consigo o germe da transformação da industria com a intenção de levar sua produção a uma total independência da mão de obra humana. Esse processo  a entrada de novas tecnologias como a inteligência artificial,internet das coisas por exemplo. Isso significa que as fábricas inteligentes vão causar impactos em diversos setores do mercado e da sociedade.

O início da quarta revolução

Segundo o Doutor Klaus Schawab a Revolução Industrial 4.0 se inicia na virada deste século, ou seja a partir dos anos 2000 

e teve como fundamento a revolução digital.Ela é caracterizada por uma Internet muito mais móvel e mundial.
Em termos práticos a indústria 4.0 foi aplicada num projeto ministrado por Siegfriend em uma feira de tecnologia em Hannover Alemanha em 2011.Mas foi em 2013 que foi publicado na mesma feira um trabalho sobre o desenvolvimento da industria 4.0.E tinha como funcionamento básico a conexão de máquinas e sistemas .A partir desse modelo empresas poderão criar redes inteligentes ao longo de toda a cadeia produtiva,controlando os módulos da produção de forma autônoma.Isso quer dizer que as fábricas inteligentes  poderão agendar manutenções, prever falhas nos processos de forma autônoma.

Pioneiro, o governo alemão é referência mundial na área de engenharia de controle e automação através de suas empresas A industria 4.0 sinaliza uma mudança de paradigmas na maneira de produção de bens e serviços.Veja como exemplo a automação de marketing, de fato uma necessidade constatada e o que ela revela é que a comunicação e a administração das empresas tendem ter cada vez mais autonomia na utilização de softwares, análises de Big Data e computação em nuvem. 

Conheça 10 tecnologias da Quarta Revolução Industrial desenvolvidas atualmente;                                                                        –Internet das coisas
-Impressão 3D
-Inteligência Artificial
-Realidade Virtual e aumentada
-Blockchain
-Biotecnologia
-Big Data
-Computação em nuvem
-Nanotecnologia,os nanomateriais
-Transmissão armazenamento e captura de energia

Um tópico muito importante a saber é a segurança.Pois para a Revolução Industrial 4.0 atinja o sucesso é primordial a segurança e a robustez dos sistemas de informação.Segundo analistas os problemas de falhas nas transmissões e comunicações entre máquinas podem causar transtornos na produção .Com todo esse entrelaçado de conexão serão necessários verdadeiros “firewall” que protejam os dados das companhias.Se adequando ao processo 4.0, as fábricas podem se tornam altamente eficientes.

Fábrica de pesquisa na Indústria 4.0

Impactos e desafios da mão de obra no mercado de trabalho 

A mudança no mercado de trabalho será impactante, pois em um mercado inflexível as empresas buscam integrar ao produto necessidades e preferências específicas de cada cliente,buscando a máxima customização.                                       Potencializada a automação nas empresas,significa que as máquinas assumem quase todas as funções humanas, fazendo desaparecer milhões de vagas de trabalho.Pois não é de hoje que os trabalhos manuais vem sendo substituídos pelas máquinas.Muitas profissões deixarão de existir. 
Mas não quer dizer que não surgirão novas profissões, muito pelo contrário as pessoas terão de usar a criatividade,uma vez que os  trabalhos braçais terão poucas vagas.As demandas em pesquisa e desenvolvimento vão oferecer oportunidades para profissionais com formação multidisciplinar.
Contudo, no final da pirâmide social o saldo será negativo,porque as máquinas inteligentes serão responsáveis por demissões em massa por todo o mundo.Muitas pessoas dependerão de auxílios assistenciais e algum tipo de renda básica universal para garantirem o sustento de suas famílias.
Algumas ideias já foram propostas para aperfeiçoar o bem estar social e a sociedade precisa discutir soluções sobre as consequências da Revolução Industrial 4.0,pois ela trará riqueza para alguns e preocupação para milhares.
 

Uma linha de produção robotizada

As empresas e a nova realidade

Muitos desafios as empresas vão enfrentar para acompanhar as inovações da industria 4.0.Pela dependência da conectividade elas terão de se atualizar de forma contínua  e integrar os recursos físicos aos digitais.Ter visão estratégica e saber quais ferramentas utilizar,para isso os gestores necessitarão ter um time altamente técnico e multidisciplinar,se não a defasagem técnica fará os gestores a ficarem para trás.É necessário focar nos profissionais oferecendo treinamento e suporte para eles.Conhecimentos sólidos voltados à TI, programação, automação e ciência de dados são cada vez mais requisitados nos negócios

Estar a frente de um negócio hoje em dia exige adaptação e flexibilidade e isso é o básico para se manter de pé.É preciso inovar e investir em novas tecnologias para alcançar os benefícios da industria 4.0,pois o mercado sempre requer novas soluções.

Um diferencial muito importante é criar e fazer ações que causem impactos positivos na sociedade.Essa atitude trás uma imagem positiva para a empresa.

Enfim, esses conhecimentos não é só para os gestores, mas para  todos os envolvidos sejam em funções operacionais ou em outras áreas pois estão incluídos no processo das novas tecnologias.

Formação multidisciplinar e inovação para se adaptar a Revolução Industrial 4.0

 

O que fazer para estar atualizado

Ainda sobre a mão de obra qualificada,mesmo o gestor não encontre o perfil desejado,a válvula de escape é focar na formação.Basta verificar quem tem mais potencial para aprender as aptidões necessárias.Investir em alguém da empresa pode ser mais vantajoso ,porque ele já está familiarizado com o ambiente interno da organização e a tendência é que o mesmo pode retribuir e ser desempenhar um papel importante na empresa.

Algumas escolas de negócios podem oferecer diversos cursos como por exemplo;                                                                          -Graduação Administração Estratégica.
-Gestão da Tecnologia da Informação:
-Pós-Graduação Análise de Big Data e no MBA e no Analytics em Big Data.
-Pós-Graduação de Análise de Dados e Data Mining
-Inovação e Empreendedorismo: tanto a pós-graduação ou MBA
-Inteligência de mercado: pós-graduação ou MBA

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *