Revolução Industrial 1.0

Revolução Industrial 1.0

Nobreza

Camponeses

 Antecedentes da Revolução Industrial.

Para compreender a Revolução Industrial na Inglaterra é necessário entender como era a vida cotidiana dos ingleses antes das máquinas.As classes sociais predominante no país era a nobreza e o campesinato.Tinha ainda o exército,uma parcela de artesãos e comerciantes. 

Basicamente   80% da população inglesa  era composta por trabalhadores rurais de fazendas.Os 20% restantes dos trabalhadores  moravam em cidades. 

Máquina a vapor ,aperfeiçoada por James Watt.

As máquinas entram no cenário.

As máquinas foram inventadas, para  produzir mais em menos tempo. A primeira inventada foi a Máquina a vapor  por Thomas Newcomen  e aperfeiçoada posteriormente por James Watt ,fazendo como que o desperdício de energia da máquina fosse reduzido.O próximo invento seria o tear mecãnico de Edmund Cartwright .

Graças a essas novas máquinas, a produção de mercadorias e produtos teve um aumento enorme  possibilitando grandes lucros.Vários empresários, começaram a investir nas indústrias.O Estado  uniu-se à burguesia o que permitiu um crescimento vertiginoso da industrialização.Fábricas se espalharam pela Inglaterra,período esse foi  chamado de Revolução Industrial .A burguesia inglesa ampliou seus negócios se tornando extremamente rica.

O pioneirismo da Inglaterra na Revolução Industrial se deu por vários  fatores:

-Paz externa (sem guerras com outros países)

-Paz interna (após assinatura de “Bill of Rights”)

-País detinha grande riqueza mineral, como ferro, carvão e o cobre

-Matéria-prima necessária para o bom funcionamento  das suas máquinas a vapor.

-Rede fluvial  que favorecia o escoamento da produção.

A Inglaterra tornou-se um  Estado Liberal burguês após a Revolução Gloriosa,tornando um campo fértil para o desenvolvimento industrial no país.Baseada  nos ensinos de  Adam Smith, que sustentava a ideia de que o capitalismo e a liberdade individual promoveriam o progresso de forma harmoniosa, incentivando assim a produção econômica.O protestantismo estava em seu auge,o que facilitou o desenvolvimento de sua  ideologia dentro do capitalismo.

A Grã Bretanha conquistou a  supremacia marítima,podendo vender seus produtos em quase todos os países do mundo.Além de contar   com um exército de  trabalhadores disponíveis devido a  Lei dos Cercamentos de Terras (êxodo rural).

Navios ingleses do século XIX,expansão marítima.

Crianças e mulheres em uma fábrica.

Crianças trabalhavam até 10 horas seguidas no início da Revolução Industrial.

O proletariado surge.

Os camponeses formaram uma nova classe social:o proletariado.

Os artesãos ficaram em sérios apuros ,pois seus meios de produção foram tomados ,sendo transferido para o grande capital,portanto, estavam arruinados. Como  a produção industrial passou a ser com mais  rapidez nas fábricas,as chances de concorrência eram mínimas.Muitos artesãos acabaram no desemprego.Os que conseguiam emprego nas fábricas ,tinham de aceitar um salário bem abaixo de seu padrão de vida normal de quando eram livres em suas profissões .

A classe dos proletários sofriam com os salários muito baixos e o resultado era a  miséria A carga horária de trabalho das mulheres e crianças por exemplo, variava de 10 a 16 horas diárias.Quando acontecia acidentes de trabalho,simplesmente eram substituídos sem nenhuma indenização trabalhista. 

 

A luta de classes.

A primeira luta por melhorias no trabalho ficou conhecido como Ludismo ,que consistia em grupos de trabalhadores que invadiam as fábricas e quebravam as máquinas.Após esse movimento surgiram os sindicatos e as greves.No ano de 1867 ,os operários conseguiram melhorias significativas reconhecida pelo Parlamento inglês.

A Revolução Industrial chegou na França no século XIX  e com o desenvolvimento das ferrovias se expandiu.

Em 1850, chegou na Alemanha e no final do século XIX; na Itália e na Rússia.

Os EUA,iniciaram seu desenvolvimento industrial na segunda metade do século XIX.Enquanto que no Japão ,apenas no fim do século XIX.Porém foi um país que estimulou com grande força a industrialização.

Transformações à vista.

O advento da Revolução Industrial transformou a  vida da humanidade,aumentando o tamanho das cidades e  esvaziando os campos,trazendo sérias  consequências aos trabalhadores.Condições precárias de moradia e falta saneamento básico.

No aspecto positivo,novas profissões foram surgindo e fez com que  pesquisadores, engenheiros e inventores aperfeiçoassem  a indústria,trazendo  novas tecnologias como as  locomotivas a vapor, barcos a vapor, a fotografia e o telégrafo. 

A valorização da ciência, a liberdade individual e a crença no progresso incentivaram o homem a inventar máquinas.

Locomotiva a vapor,um produto da  Revolução Industrial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *